CONTATO editaiseafins@gmail.com
Cadastre AQUI seu email
para receber nossa newsletter
sobre as novas publicações.
    
BUSQUE
09 de junho de 2021

Conheça o MUTHA, 1º Museu Transgênero de História e Arte do Brasil


Muito se fala sobre a visibilidade trans, mas o Brasil ainda caminha lentamente para dar o espaço de direito à população trans, travesti e não binária. Mas, no mundo das artes, chegou o momento desta comunidade se sentir representada e divulgada. Esta é a ideia do MUTHA - Museu Transgênero de História e Arte!

O MUTHA é o primeiro museu do Brasil, e um dos poucos da América Latina, destinado a divulgar obras artísticas da população trans, travesti não binária.

Em julho de 2021, a instituição inaugura seu portal com a maior exposição brasileira de artes trans realizada até hoje no país! São mais de 300 pessoas envolvidas no projeto.

Enquanto o portal não vem, já é possível acessar o site do museu e conferir sua primeira exposição artística na Galeria Virtual MUTHA, um local criado para exposição permanente.

Na exposição inaugural são apresentados trabalhos de mais de 56 pessoas trans. São artistas das cinco regiões do Brasil – tanto estrangeiros vivendo por aqui, quanto brasileiros vivendo no exterior -, fazendo conexões com seis países em quatro continentes.

A mostra tem dois temas: “Transespécie”, que elabora fissuras em conceitos de espécie e de gênero, propondo criação de novos seres e mundos; e “Transjardinagem”, que estabelece uma jardinagem para resgatar memórias das ruínas de séculos de destruição impostas aos corpos.

Maria do Rio Negro é uma multiartista, travesti e ativista LBTQIAP+ de Manaus. A obra “Rio Tapajós” (2018) faz parte da Série “Rios”. Para a artista, sua intervenção performática é também um ritual de oferenda às divindades associadas às águas dos rios, Oxum e Yara, das culturas afro-brasileira e indígena.

Tali boy nomeia-se como sapatão transmasculine e artivista urbana. Ela utiliza a arte como ferramenta política e a política como ferramenta artística. Mestranda em artes visuais pela EBA-UFBA, sua principal produção é a série “LUTO”, com a intenção de dar à mulher a voz do protagonismo.

No país mais perigoso para transexuais no mundo, a exposição procura fortalecer as redes culturais e de produção, aumentar o mercado de trabalho para a população trans e a venda de obras de arte. O MUTHA é um espaço virtual e nacional, criado pelo pesquisador, artista e autor trans Ian Habib.

Segundo o idealizador da iniciativa, a colaboração de toda a comunidade é extremamente importante na formação de redes de apoio, fomento institucional e na construção de um arquivo e de empregabilidade.

Copioba é uma artista visual e performer que desenvolve pesquisa em autorretrato performático, vídeo colagens, colagens digitais e manuais. Sua obra faz parte da exposição temática “Transespécie”.

O museu pretende criar um arquivo brasileiro sobre História e Arte transgênera, valorizar memórias e produções artísticas, produzir eventos e debates sobre diversidade de gênero e suas interseccionalidades, como processos étnico-raciais, deficiência, classe, sexualidade e outros.


Acesse o site do MUTHA para conferir a exposição e descobrir todas as propostas deste museu incrível.



Fonte: Catraca Livre.

Conheça o MUTHA, 1º Museu Transgênero de História e Arte do Brasil

NOTÍCIAS ANTERIORES

Vancouver Animation School chega ao Brasil com webinário gratuito de animação profissionalCorpórea Companhia de Corpos seleciona artistas para acompanharem processo criativo de novo espetáculoFundação das Artes oferece 750 vagas gratuitas em cursos de capacitação na área culturalSecretaria Especial da Cultura abre chamamento de seleção de projetos para o Mercado das Indústrias Criativas (MICBR)Prefeitura de Salvador lança 3ª edição do Programa Viva CulturaFAMA Museu anuncia selecionados no Edital 2021São Paulo celebra Semana de Arte Moderna com 100 eventosConexões Literárias ressalta a importância do contador de históriasMostra Cênica Resistências apresenta sua edição virtualSesc/DF abre inscrições para oficinas gratuitas de dramaturgiaArte e diversidade estão em sintonia no Pajubá Festival, da Cia. Ir e VirFADE TO BLACK FESTIVAL REUNIRÁ AFROCRIADORES DA DIÁSPORA DE 06 A 10 DE ABRILMostra Cênica Resistências divulga projetos selecionadosCom sete anos de estrada, espetáculo ‘Longos Anos’ ganha versão para InstagramGAL (Grupo de Apoio à Loucura) reflete sobre loucura em sua primeira obra para ambiente virtualFundação das Artes lança novos editais em parceria com o Programa Pronatec do Governo Federal Setorial de Artes Visuais lança plataforma com trabalhos de artistas de ItajaíVeredas Festival - Programação oficial de atividadesAsè Festival Cultural divulga selecionados34ª Bienal de São Paulo Live: As vozes dos artistas #3: em torno do Sino de Ouro PretoPAJUBá FESTIVAL DIVULGA PROJETOS SELECIONADOS ABERTURA DA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA COLETIVA ENCORPADASFESTIVAL DE LEITURA ON-LINE HOMENAGEIA RUBEM BRAGA
Publicidade 001