Close

Edital DGM Brasil 2017 para causas indígenas e quilombolas


O DGM Brasil se insere no DGM Global e é um fundo de apoio aos Povos Indígenas, Comunidades Quilombolas e Comunidades Tradicionais do Cerrado Brasileiro, fazendo parte do Programa de Investimento Florestal (Programa DGM/FIP/Brasil). Este fundo apoiará projetos que evitem o desmatamento e a degradação do Cerrado, como a retirada de madeiras, secas severas e que promovam a proteção, a conservação dos recursos naturais (especialmente florestais) e a inclusão social. Através destes projetos serão fomentadas ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
O edital é de apoio a iniciativas que visem à preservação e ao desenvolvimento sustentável de territórios e culturas dos povos indígenas, comunidades tradicionais e quilombolas do Cerrado Brasileiro.
Os projetos apresentados devem ter duração de até doze meses e as iniciativas podem ser inscritas em quatro eixos temáticos:
1- Práticas agroecológicas;
2 – Consolidação e diversificação de mercados e resgate cultural;
3 – Recuperação dos recursos naturais degradados;
4 – Promoção da Gestão Territorial e Ambiental em Territórios de Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais.

Serão aceitas propostas de organizações de base que sejam juridicamente constituídas, representativas dos Povos Indígenas, Comunidades Quilombolas e Comunidades Tradicionais, que irão desenvolver projetos cuja localização estejam total ou parcialmente inserida no bioma Cerrado e Organizações Não Governamentais (ONG) de assessoria aos Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais, desde que escolhidas por estes, apresentando carta de anuência firmada pelas comunidades ou organização de base.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 30 de novembro/2017, via online e Correios
– Taxa de inscrição: não
– Aporte Financeiro: as propostas apresentadas deverão ter um valor máximo de até R$ 120.000.

– Edital + Documentação: http://bit.ly/2yav8Tq