Primeira Janela – Festival de Cinema Infantojuvenil de Porto Alegre


Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Primeira Janela, cujo objetivo é estimular o público infanto-juvenil, através de uma plataforma lúdica e divertida, a usufruir de produções brasileiras. O evento ocorre de 21 a 23 de setembro, em Porto Alegre.
A democratização e o acesso à produção audiovisual voltada ao público infantojuvenil é o foco do Primeira Janela, festival que programa exibições de filmes e vídeos de diferentes gêneros e formatos, sem distinção. Tem como objetivo divulgar o cinema nacional e internacional de curta metragem, possibilitar um espaço de intercâmbio entre a produção de diversas regiões brasileiras, estimular a produção audiovisual com excelência técnica e artística para crianças e adolescentes na região sul do país, além de discutir meios e estratégias para fomentar a produção e distribuição audiovisual e a formação de plateia para o cinema brasileiro.
O tema da quarta edição é o Personagem no cinema, devido sua importância na composição da história. Com objetivo de dialogar a construção do personagem enquanto linguagem e o seu papel na narrativa. A seleção de filmes, os temas norteadores dos debates e as oficinas e atividades artísticas, terão este tema como premissa básica.
Serão admitidos apenas filmes de até trinta minutos de duração (incluindo créditos) e devem ser finalizadas a partir de 2015, em quaisquer gêneros (exceto corporativo), observada a classificação indicativa em relação ao público alvo pretendido. O festival dispõe de quatro categorias competitivas: Curtas Nacionais, Curtas Internacionais, Histórias Contadas, onde as obras devem ser acessíveis para o público deficiente auditivo e/ou visual, e Escolar, onde serão aceitas obras de estudantes do ensino médio e fundamental.
O júri oficial decidirá os vencedores nas categorias Janela Curta Metragem e Janela Histórias Contadas para melhor filme e Janela Curta Metragem para melhor personagem. Já o júri popular irá escolher os vencedores nas categorias Janela Curta Metragem e Janela Escolar para melhor filme.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 26 de julho/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: sim.
– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/2ujChST