50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro


Maior vitrine da produção audiovisual brasileira, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro chega à sua 50ª edição em formato ampliado. Agora, o festival contará com dez dias de programação, abraçando dois finais de semana, de 15 a 24 de setembro, no Cine Brasília. Incorporando os acertos e buscando solução para os desafios dos últimos anos, a edição comemorativa dos 50 anos traz novidades com o propósito de ampliar os horizontes do festival, estendendo seu alcance local, nacional e internacional.
Pela primeira vez, o Festival de Brasília vai oferecer premiação em dinheiro a todos os filmes selecionados para a programação, no valor total de R$ 340 mil. O júri popular, que poderá votar por um aplicativo para celular do Festival, ficará responsável por eleger os vencedores do Prêmio Petrobras de Cinema: o longa-metragem receberá R$ 200 mil em contrato de distribuição e o curta, prêmios técnicos oferecidos por parceiros do evento. Já um júri oficial, composto por cineastas, críticos, pesquisadores e artistas distribuirá os tradicionais troféus Candango em vinte e duas categorias. Serão selecionados nove longas e doze que serão divulgados oficialmente no dia 7 de agosto.
Outra novidade da edição deste ano é a Mostra Futuro Brasil, criada para oferecer a oportunidade de longas-metragens ainda não finalizados serem exibidos a profissionais de curadoria e seleção de grandes festivais internacionais convidados pelo Festival de Brasília. Serão selecionados seis filmes em processo de finalização. As inscrições para esta mostra seguem um regulamento próprio e ficam abertas até 10 de julho. O prazo é o mesmo para as inscrições na tradicional Mostra Brasília – Troféu Câmara Legislativa, voltada à produção do Distrito Federal.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 7 de julho/2017 para a Mostra Competitiva e até 10 de julho/2017 para a Mostra Brasília e Mostra Futuro Brasil, todas via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: sim.
– Edital + Inscrição: http://bit.ly/2rVTNXV