1ª Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres


A Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres surge da necessidade de valorizar, difundir e discutir o cinema brasileiro realizado por mulheres. Algumas décadas atrás, a direção cinematográfica era um posto quase que exclusivamente ocupado por homens. Hoje, cineastas mulheres são cada vez mais numerosas e responsáveis por levar ao público novas formas de enxergar o mundo, individual e coletivo.
Embora a quantidade de mulheres cineastas seja ainda pequena em relação aos homens, é notório o crescimento da participação feminina no mercado audiovisual brasileiro. Em divulgação recente, a Agência Nacional de Cinema (Ancine) revelou que o percentual de mulheres que dirigem filmes lançados no Brasil aumentou de 14,7% em 2015 para 20,3% em 2016. Esse dado positivo é provavelmente reflexo dos investimentos realizados no audiovisual nos últimos anos, por meio das Leis de Incentivo à Cultura, bem como dos diversos cursos de formação audiovisual que surgiram no país.
Em sintonia com todo esse movimento, a Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres busca criar, em conjunto com o público, um espaço de troca, discussão e reflexão, não só por meio dos filmes que serão exibidos nos quatro dias de mostra, mas também através das oficinas e mesas de debate que acontecerão paralelamente.
A mostra espera proporcionar ao público, através dos filmes selecionados, experiências que rasurem o mundo convencional, trazendo à tona a força política do audiovisual. Longe de ser apenas uma mostra de filmes feitos por mulheres, a Mostra Elas é um mergulho destemido na sétima arte sob o prisma Delas.  O evento acontecerá no mês de agosto de 2017 na cidade de Salvador.
Serão aceitos curtas e longas-metragens de todos os gêneros (ficção, documentário, animação, híbrido), finalizados em formato digital entre 2015 e 2017, dirigidos ou codirigidos por cineastas brasileiras, e que não estejam disponíveis em canais de TV ou nenhum veículo online. No caso de obras de curta-metragem, serão aceitos filmes com duração máxima de trinta minutos (incluindo os créditos);
No total, trinta filmes serão selecionados para compor a mostra, que também contará em sua programação com mesas de debate, oficina de roteiro e consultoria de projetos de filmes. A lista das obras selecionadas será divulgada até o dia 7 de julho no site do evento. A Mostra Elas tem um caráter cultural e não competitivo.
O projeto é uma realização da Giro Planejamento Cultural em parceria com Luciana Lemos e Emanuella Leite Rodrigues, curadoras da mostra.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 26 de maio/2017, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: não.
– Regulamentos + Inscrição: http://bit.ly/2qp5dX7