REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo

REcine_editais-e-afins
O REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo traz ao público obras raras da cinematografia mundial e debate a realidade do trabalho de guarda e preservação dos registros filmográficos. Importantes nomes do Cinema Nacional, restauradores, conservadores, pesquisadores, historiadores e representantes de arquivos ajudaram a pensar a situação dos acervos audiovisuais e enriqueceram a discussão sobre os temas abordados pelo festival ao longo desses 15 anos de existência: Preservação de filmes (2002), Cortes da Censura Federal (2003), Revoluções (2004), Televisão, uma história para ver de perto (2005), Vanguardas no cinema (2006), Imprensa no cinema (2007), Futebol, magia e paixão (2008), O cinema nas ondas do rádio (2009), Movimentos da música brasileira no cinema (2010), A Itália e o cinema brasileiro (2011), REcine ri à toa (2012), O Rio em prosa e fitas (2013), Com a Palavra o Cinema (2014) e REcine Iê,Iê,Iê (2015).
O REcine é mais do que a realização de um festival de cinema anual, sua proposta é rever, refazer, reinventar, renovar, redescobrir, reunir, reconstruir, reeditar e repensar as imagens e suas trajetórias no meio audiovisual.
Para sua Mostra Competitiva serão aceitos filmes nacionais e estrangeiros, finalizados entre os anos de 2014 a 2016, que contenham no mínimo 25% de material de arquivo (imagens em movimento, áudio, fotografias, mapas, manuscritos, etc.). A mostra pretende divulgar e incentivar novas produções que utilizem acervos de diferentes instituições do Brasil e do mundo, além de coleções privadas.
Filmes realizados em quaisquer formatos, de temática livre, curta-metragem (duração igual ou inferior a quinze minutos); média-metragem (duração superior a quinze minutos e igual ou inferior a setenta minutos) e longa-metragem (duração superior a setenta minutos).
Serão aceitas produções de todos os gêneros cinematográficos na inscrição: documentário, ficção, animação, etc.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 31 de julho/2016, via online + Correios
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: sim
– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/29Vqa3R