Programa Ibermúsicas – Convocatórias 2016

Ibermusicas_editais-e-afins
O programa IBERMÚSICAS busca fomentar a presença e o conhecimento da diversidade cultural ibero-americana no campo das artes musicais, estimulando a formação de novos públicos na região, além de ampliar o mercado de trabalho de profissionais do ramo.

Estão abertas as seguintes convocatórias:
– Ajudas à mobilidade de músicos:
Se financiará total ou parcialmente a mobilidade de solistas, ensambles e grupos de música dos países membros de todos os gêneros para participar em festivais, encontros, salas, mercados, foros, feiras, concertos da região iberoamericana.
A ajuda econômica não poderá exceder dez mil dólares e o Ibermúsicas poderá assistir parcialmente à solicitação apresentada.

– Ajudas aos festivais e encontros para a mobilidade dos músicos 2016:
Serão financiados total ou parcialmente a mobilidade dos solistas, ensambles e grupos de países membros de todos os gêneros convidados pelos festivais, salas, mercados, foros, feiras, concertos da comunidade ibero-americana.
A ajuda econômica não poderá exceder dez mil dólares e o Ibermúsicas poderá assistir parcialmente à solicitação apresentada.

– Ajuda a compositores para residências artísticas 2016:
Com o propósito de apoiar e promover a criação de música e incentivar essas atividades com total liberdade criativa, premiar-se-á compositores para a criação de obras originais unidas preferencialmente a uma entidade artística. Não se admitirão propostas de arranjos, adaptações ou orquestrações de obras já existentes.
A ajuda econômica não poderá exceder oito mil dólares e o Ibermúsicas poderá assistir parcialmente à solicitação apresentada.

– Ajuda à instituições para residências artísticas de compositores:
Com o propósito de apoiar e promover a criação de música e incentivar essas atividades com total liberdade criativa, premiar-se-á instituições que convocarem compositores para a criação de obras originais. Não se admitirão propostas de arranjos, adaptações ou orquestrações de obras já existentes.
A ajuda econômica não poderá exceder dez mil dólares e o Ibermúsicas poderá assistir parcialmente à solicitação apresentada.

– Ajuda à residências artísticas para a criação sonora com novas tecnologias no C.M.M.A.S 2016:
Tem por objetivo estimular a criação musical contemporânea, a arte sonora e todas as disciplinas que integrem a utilização das novas tecnologias e som como elemento central, com a finalidade de propiciar na Ibero-América projetos inovadores.
O apoio consistirá em oito mil dólares para o compositor e dois mil dólares para a instituição. A obra será apresentada no Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras – C.M.M.A.S, que oferecerá a coordenação, a logística e a promoção das estreias das obras e/ou projetos realizados no quadro desta convocatória.

– 2° Concurso Ibero-Americano de composição para Orquestra Infantil e Juvenil:
Serão atribuídos três primeiros prémios de seis mil dólares a cada uma das obras vencedoras em cada uma das três categorias estabelecidas: obra sinfônica, obra sinfônica coral e obra para grande conjunto de sopro e percussão.
A chamada permanecerá aberta de 1º de junho de 2016 a 1º de março, de 2017.

– 3° Concurso Ibero-Americano de composição de Canção Popular “IBERMÚSICAS”:
Com o propósito de promover a criação da música popular e contribuir assim para o aumento do repertório ibero-americano nos seus diferentes gêneros e incentivando estas atividades com plena liberdade criativa, premiar-se-á um compositor de cada país membro do Ibermúsicas para a criação de seis canções novas com uma ajuda econômica de seis mil dólares.
As candidaturas poderão ser apresentadas até 31 de outubro de 2016.

– 2° Concurso Ibero-americano de composição para Orquestra Sinfônica “IBERMÚSICAS”:
Com o propósito de promover a criação musical e contribuir assim para o aumento do repertório ibero-americano e incentivando estas atividades com plena liberdade criativa, o 2º Concurso Ibero-americano de composição para Orquestra Sinfônica premiará um compositor da região Ibero-americana que se torna o vencedor e receberá um prêmio de quinze mil dólares.
As candidaturas poderão ser apresentadas até 31 de outubro de 2016.

O Ibermúsicas atualmente é formado por onze países que financiam o Programa: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai; e pela Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB).

 

CRONOGRAMA
– Inscrições: via Online, até o dia 31 de agosto, exceto para os concursos de composição para orquestra, que recebem inscrições até o dia 31 de outubro.
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: sim, de acordo com cada onvocatória.

– Regulamentos + Inscrição: http://bit.ly/29HruXL