Festival Primeira Janela – RS

Primeira-Janela_editais-e-afins
Estão abertas as inscrições para as mostras competitivas da terceira edição do Primeira Janela – Festival de Cinema Infantojuvenil de Porto Alegre. O Festival acontece entre os dias 22 e 24 de setembro na capital do Rio Grande do Sul e aceita curta-metragens de diversos gêneros, desde que possam ser exibidos para o público-alvo do Festival.
O tema da terceira edição é “O som no cinema”, elemento de expressão importante na composição dos filmes. A seleção de filmes, os temas norteadores dos debates e as oficinas e atividades artísticas, terão este tema como premissa básica.

O festival promove mostras competitivas das seguintes categorias:
– Curtas Nacionais: poderão concorrer nesta categoria curtas-metragens de realizadores residentes em qualquer cidade ou região brasileira.
– Curtas Internacionais: concorrem nesta categoria curtas oriundos de quaisquer países e/ou continentes. Para inscrição nesta categoria, os curtas inscritos deverão, obrigatoriamente, dispor de legendas em língua portuguesa.
– Histórias Contadas: as obras inscritas nesta categoria integrarão a mostra acessível para deficientes auditivos e/ou visuais, devendo contar com legenda em libras e/ou audiodescrição.
– Escolar: poderão concorrer nesta categoria obras audiovisuais produzidas por estudantes do ensino fundamental e médio, da rede pública e/ou privada, de qualquer localidade do estado e/ou país, devendo a inscrição ser realizada pelo representante da instituição de ensino.

Além das mostras competitivas, o Festival programa ainda mostras paralelas com obras de realizadores convidados e de estudantes das escolas do ensino fundamental e médio, promovendo o intercâmbio de informações e propiciando um espaço de estímulo à produção audiovisual voltada ao público infantojuvenil.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 10 de julho/2016, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: sim

– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/29fBffn