Close

Edital MoWBrasil 2016

Edital-MoWBrasil-2016_editais-e-afins
Estão abertas as inscrições para o edital MoWBrasil 2016, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objetivo é proteger e estimular o acesso a acervos documentais de interesse nacional, de natureza arquivística ou bibliográfica, podendo ser textual (manuscrito ou impresso), quanto audiovisual (filme, vídeo e registro sonoro), iconográfico (fotografia, gravura e desenho) ou cartográfico, em suporte convencional ou digital. Desde que, custodiados em território nacional e de relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira. Os acervos selecionados serão inscritos no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo.
Serão selecionados até dez conjuntos documentais – de textos, audiovisuais, iconográficos ou cartográficos – para possível nominação no Registro Memória do Mundo.
Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, de caráter individual ou em grupo. Os documentos inscritos deverão ter relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira e serão avaliados pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco (MoW Brasil).
O comitê levará em consideração o impacto e o significado do documento para a história e a cultura brasileira. Outros critérios são integridade, acessibilidade, autenticidade, unicidade e originalidade do documento.
O envio dos documentos deve ser feito para o e-mail candidaturamowbrasil@arquivonacional.gov.br. É obrigatório o preenchimento do formulário de candidatura e, no caso de documentos arquivísticos, também é necessário enviar o anexo III do edital.

O resultado final com as candidaturas aprovadas será divulgado até 24 de outubro.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 31 de julho/2016, via email
– Taxa de inscrição: não
– Regulamento + Inscrição: http://bit.ly/29JZtfv