Edital BNDES Cinema 2016 – Seleção Pública de Projetos Cinematográficos

bndes_editais-e-afins
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES selecionará dezessete projetos cinematográficos no formato longa-metragem e cinco projetos no formato curta-metragem de animação, realizados por empresas produtoras cinematográficas independentes brasileiras, que possuam aprovação do projeto pela Agência Nacional de Cinema (ANCINE).

O prêmio concedido pelas Empresas do Sistema BNDES é voltado para projetos nas categorias:
– Longa-metragem de ficção que priorizem a busca de resultados econômicos, sem prejuízo da observância da qualidade artística e técnica;
– Longa-metragem de ficção que priorizem a busca de reconhecimento artístico e técnico no mercado internacional;
– Curta-metragem de animação;
– Longa-metragem de animação;
– Longa-metragem de documentário;
– Longa-metragem de ficção, animação ou documentário, que sejam realizados por meio de Coprodução Internacional com países da América Latina;
– Longa-metragem de ficção, animação ou documentário, que estejam na etapa de Finalização.

Na categoria Documentário, serão priorizados projetos com temática brasileira ou cujo conteúdo discuta questões relevantes para o Brasil, sendo dever do proponente apresentar as justificativas que fundamentam tal enquadramento. Na categoria Coprodução América Latina, o projeto deverá envolver obrigatoriamente, no mínimo, uma produtora de países latino-americanos, que não seja brasileira. Na categoria Coprodução América Latina, o proponente deverá ser produtora cinematográfica independente brasileira cadastrada na ANCINE. Na categoria Curta de Animação, serão priorizados projetos que desenvolvam a experimentação de personagens, novas técnicas, narrativas e linguagens, contribuindo para o desenvolvimento de propriedade intelectual própria e que possuam potencial de desdobramentos em formatos comerciais – tais como longa-metragens, séries de TV, games e livros.

Cada produtora poderá enviar até duas propostas. Na categoria Curta de Animação, somente será permitida inscrição de um projeto por produtora.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 27 de junho/2016, via online + Correios.
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: valor total da premiação para os projetos será de até R$ 15.000.000,00, distribuídos de acordo com a categoria.
– Edital, Ficha de Inscrição + Anexos: http://bit.ly/28S2ABq