Close

Edital Circula Minas 2016

A Secretaria do Estado de Cultura de Minas Gerais recebe inscrições para o Edital Circula Minas, iniciativa que oferece apoio financeiro para participação de mineiros em atividades culturais nacionais e internacionais. Podem participar artistas, estudiosos da cultura, técnicos, agentes culturais, mestres e mestras dos saberes e fazeres populares, domiciliados em Minas Gerais, para participarem de atividades prioritariamente culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras de reconhecido mérito.
O objeto do edital é a concessão de recursos financeiros, a título de ajuda de custo, para projetos e propostas apresentados por artistas, estudiosos da cultura, técnicos, agentes culturais, mestres e mestras dos saberes e fazeres populares, com residência permanente em Minas Gerais, para participarem de eventos e/ou atividades prioritariamente culturais, promovidos por instituições brasileiras ou estrangeiras de reconhecido mérito, com a finalidade de:
– Apresentação de trabalho próprio, inclusive quando em participação em evento de reconhecimento ao trabalho desenvolvido (premiações e homenagens).
– Residência artística.
– Cursos ou atividades de capacitação nas áreas da cultura e da gestão cultural.

Em 2015, primeiro ano de vigência do programa por meio de edital, 104 artistas foram para 15 países e 6 estados brasileiros, além de Minas, números que configuram aumento de 300% com relação a 2014.

A superintendente de Interiorização e Ação Cultural, Manuella Machado, destaca a abrangência alcançada pelo incentivo. “O Circula Minas é um importante mecanismo de valorização e difusão das manifestações culturais dos cidadãos mineiros, além de contribuir para a preservação da nossa diversidade cultural. Nossa riqueza é claramente percebida nos resultados do projeto, que atende desde grupos das culturas populares a artistas contemporâneos, por exemplo”.

O edital refere-se à seleção de requerimentos cujas viagens estejam previstas entre 16 de maio a 31 de dezembro de 2016.
Inscrições: 16 de março a 23 de setembro
A inscrição da proposta será realizada mediante pré-inscrição, disponível aqui.

Edital e documentos para inscrição

 

 

_Fonte: SEC Minas.