Close

Abertas inscrições para Programa Ibermedia

O Programa IBERMEDIA, dedicado ao incentivo à coprodução de filmes de ficção e documentários realizados na comunidade ibero-americana, está com inscrições abertas para o recebimento de solicitações de apoio ao desenvolvimento de projetos de cinema e TV e à coprodução de filmes ibero-americanos.

Os projetos inscritos podem ser de ficção, documentário, animação, produções criativas que utilizem novas tecnologias, produções baseadas em material de arquivo ou séries de TV e devem ter no mínimo sessenta minutos se forem com destinação para as salas de cinema. Projetos voltados para a televisão ou para exploração em plataformas digitais devem ter duração mínima de vinte e quatro minutos, no caso de animações; noventa minutos, no caso de projetos de ficção; e cinquenta minutos, caso seja um projeto documental.

Além das fases de elaboração de roteiro, storyboard, captação de recursos e elaboração dos planos de financiamento e comercialização, os projetos devem prever, também, no caso de animações, pesquisa de referências e realização de um piloto, e a pesquisa de arquivos, caso trate-se de uma produção elaborada para valorizar o patrimônio audiovisual.

Cada proposta de Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão selecionada poderá receber até quinze mil dólares, desde que pelo menos 50% do orçamento do desenvolvimento do projeto já esteja garantido.

Para mais informações, acesse o regulamento da linha Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão.

Apoio à Coprodução de filmes ibero-americanos
O apoio à Coprodução de Filmes Ibero-americanos pode ser solicitado por empresas independentes de produção cinematográfica, originárias de um mínimo de dois países-membros do Ibermedia. São elegíveis os projetos de filmes de longa-metragem de ficção, de animação, e documentário com uma duração mínima de setenta minutos destinados à exploração comercial. Os projetos devem apresentar cooperação artística e técnica dos países-membros do fundo envolvidos.

Para longas de ficção e animação, o valor do empréstimo concedido poderá ser de até cento e cinquenta mil dólares. Já os documentários podem receber até cem mil dólares. Em todos os casos, o valor do apoio não pode ser superior a 50% do orçamento total do projeto.

Projetos que envolvam países integrantes do grupo 3 da CACI (Bolívia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai) poderão ter acesso a um apoio adicional de distribuição, para tornar a estreia e exibição em seu país mais efetivas, de acordo com termos específicos do regulamento.

Consulte aqui o regulamento da Linha de Apoio à Coprodução de Filmes Ibero-Americanos.

Sobre o fundo
O Fundo Ibero-americano de apoio Ibermedia, criado em 1997 e ratificado por 19 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela), estimula a promoção e a distribuição de filmes ibero-americanos. A missão do Programa Ibermedia é trabalhar para a criação de um espaço audiovisual ibero-americano, por meio de apoios financeiros e concursos abertos a todos os produtores de cinema independentes dos países-membros da América Latina, Espanha e Portugal.

O Ibermedia faz parte da política audiovisual da Conferência de Autoridades Cinematográficas Ibero-americanas (CACI), organismo internacional cujo objetivo é o desenvolvimento da cinematografia dentro do espaço audiovisual dos países ibero-americanos e a integração por meio de uma participação equitativa desses países na atividade cinematográfica regional.

Desde junho de 2015, o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, cumpre seu terceiro mandato como Secretário Executivo da CACI, com validade de dois anos. Além do Ibermedia, a CACI também mantém, entre seus programas, o Ibermedia TV, o DocTV LatinoAmérica e o Observatório Ibero-Americano do Audiovisual.

As propostas podem ser enviadas até 25 de abril/2016.

_Fonte: Ancine