Prêmio Territórios de Cultura . RJ

territorios-de-cultura_editais-e-afins
O edital objetiva selecionar e premiar, por meio de repasse de recursos, quarenta e cinco realizadores culturais que morem e atuem nos territórios de Senador Camará e Vila Kennedy; Complexo da Maré; Complexo do Alemão e Complexo da Penha.
Entende-se por “realizador cultural” toda pessoa física que desenvolva atividades, práticas e/ou produtos no campo da cultura, considerando suas conexões com a arte, a comunicação e o conhecimento.
O prêmio entregue aos realizadores culturais selecionados deverá ser utilizado exclusivamente no desenvolvimento de atividades culturais que estimulem o exercício da cidadania e fomentem a diversidade da cultura carioca, nas suas expressões populares, urbanas e tradicionais. As atividades culturais desenvolvidas com a verba oriunda do prêmio deverão contemplar prioritariamente pessoas em situação de pobreza; vítimas de violência; em situação de rua; em situação de restrição e privação de liberdade/população carcerária; com deficiência; em sofrimento físico e/ou psíquico; mulheres, gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transgêneros e transexuais; crianças, jovens, idosos; povos e comunidades tradicionais; negros, ciganos e indígenas.
A iniciativa visa desburocratizar o acesso ao financiamento público para a cultura, dando oportunidade a artistas cujos trabalhos tenham grande impacto nestes bairros.
Os artistas interessados em participar devem ser moradores dos bairros e regiões pacificadas e desenvolver seus projetos há pelo menos um ano. O processo de seleção inclui uma fase de habilitação e avaliação e outra de escuta, quando os artistas defenderão seus projetos presencialmente diante de uma banca.

CRONOGRAMA:
– Inscrições: até 26 de outubro/2015, via Correios
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: R$25.000 oara cada realizador cultural selecionado.

– Regulamento + ficha de inscrição: http://bit.ly/1K4iFz9