SISEM-SP abre inscrições para curso a distância voltado aos profissionais de museus

Estão abertas as inscrições para o curso a distância Introdução ao Trabalho em Museus. Ao todo, são oferecidas 50 vagas, voltada aos profissionais de museus paulistas, a ação é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari).

O programa utiliza a plataforma virtual da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), considerada de uma das dez melhores universidades do Estado São Paulo na avaliação do MEC. O cadastro para concorrer à vaga deve ser realizado até 22 de julho.

Fundamentado no manual prático”Como gerir um museu”, publicado pela Secretaria Estadual de Cultura em parceria como Icom (Conselho Internacional de Museus) e Unesco (Organização das Nações Unidas para aEducação, a Ciência e a Cultura), a atividade tem o objetivo de capacitar os profissionais e dirigentes de instituições museológicas nas diversas frentes de trabalho desenvolvidas nos museus, com o intuito de ampliar os diálogos, o uso de termos comuns e a atuação colaborativa.

O conteúdo das aulas abordará o trabalho em museus buscando ser aplicável ao dia a dia das instituições. Estão, entre os assuntos, o papel das instituições museológicas,a ética profissional, conservação de acervo, acolhimento de visitantes, educação em museu e gestão. O curso livre tem carga horária de 160 horas, distribuídas ao longo de 12 semanas.

Para participar, os interessados devem enviar uma solicitação pelo site, com currículo, carta de compromisso e comprovação de vínculo institucional. A divulgação dos selecionados acontece no dia 23 de julho e as aulas iniciam em 20 de agosto de 2015.

Mais informações e inscrições: bit.ly/1HPIrLJ